Por trás dos bastidores II

A série Speed Racer que estreou nos E.U.A. em 1967, e foi recentemente exibida para uma nova geração espectadores, na MTV em 1993. Atualmente faz parte de algumas programações do Cartoon Network. O desenho animado foi baseado no mangá (história em quadrinhos) japonês que Mach Go Go.

Na série, o herói chamava-se Go Mifune, em homenagem ao astro de cinema japonês Toshiro Mifune. O nome dele, foi americanizado e se tornou Speed Racer.

Para consumo americano, foram apagados muitos atos de violência e morte e, o mais importante, a trilha sonora memorável foi acrescentada, naturalmente inspirada no tema original japonês.

Speed Racer é um piloto de corridas adolescente, inteligente, corajoso, diligente, com o carro mais rápido e mais futurista do mundo, o fabuloso Mach 5. Sua ambição é se tornar o maior corredor do mundo. Seus planos de se tornar o Número Um sempre se baseiam no jogo justo. Speed Racer jamais trapacearia para atingir sua meta. Speed Racer é um verdadeiro herói dos tempos modernos. Honesto, ele jamais causaria qualquer espécie de dano intencional a um opositor. Por outro lado, Speed Racer não tem nenhuma condolência por corredores sem escrúpulos que são feridos como resultado do próprio estilo malicioso (deles/delas) de dirigir, que normalmente tentam jogar Speed Racer e todos os outros corredores para fora das pistas e estradas. Destacando-se de uma gama de vilões que tentam invadir os circuitos da Fórmula 1, Speed racer enfrenta o perigo a cada volta de suas rodas.

Durante produção nos EUA dublou a série, Peter Fernandez que não só nomeou os personagens para a versão americana, como escreveu os diálogos editando e adaptando-os da versão original japonesa. Considerando que o espetáculo foi concebido para crianças, algumas coisas não cruzaram os limites culturais facilmente.
Por exemplo, se você for um fã de animação japonesa, já terá visto certamente o seguinte: muitas cenas onde um personagem está adormecido, o soneca é comicamente enfatizado com uma bolha de muco que infla de uma de suas narinas. Havia cenas originais em Speed Racer onde o herói adormecia com aquela bolha pendurada no nariz . Peter decidiu cortar essas cenas, talvez no intuito de evitar que irmãos fizessem concursos de bolhas de muco à mesa do jantar...

Uma curiosidade quanto aos nomes dos personagens, foi que Peter nomeou o irmão mais novo de Speed como Spritle, embora a Speed Racer Enterprises o tenha erroneamente atribuído o nome de “Spridle”.

Os quatro dubladores da série americana foram: Peter Fernandez, Corinne Orr, Jack Grimes e Jack Curtis, que se entrosaram muito bem durante a produção dos episódios. Não havia nenhuma desavença entre eles. Parece que este entrosamento contagiou de certa forma os episódios, passando ao público esta amizade dos dubladores, ao ponto de em uma entrevista, Corinne afirmar que durante todos os anos em que os fãs de Speed Racer entraram em contato com ela, nunca foi abordada por tipos “esquisitões”. Ela disse que todos fãs de Speed foram pessoas genuinamente agradáveis.

Peter Fernandez - Voz de Velocidade e Racer X - Peter ainda está na ativa ! Por muito tempo, por um engano, pensou-se que Jack Grimes dublava Speed Racer, mas na realidade, era Peter Fernandez que também era responsável pelos roteiros, direção e produção de estúdio, tendo ainda feito a versão americana para a canção de tema. Sujeito talentoso. Peter também trabalhou no anos 60 e 70, em séries como, Gigantor, Astro Boy, Ultraman, Star Blazers e até mesmo em alguns dos filmes de Godzilla. Peter dirigiu a dublagem em 1978 de Galaxy Rangers. Atualmente, em 2000, dirige e ocasionalmente dubla a série “Coragem o Cão Covarde” em sua segunda temporada no Cartoon Network.

Corinne Orr - Voz de Trixie e Spritle - Corinne é natural de Montreal e trabalhou como dubladora em centenas de comerciais de televisão. Corinne também dublou todas as outras vozes femininas na série Speed Racer. Recentemente, a Volkswagem resgatou o personagem Speed Racer em comerciais para a TV e Corinne estava lá dublando seus personagens. Não se sabe bem ao certo porque Peter foi substituído nestes comerciais por Billy West.

Jack Grimes - Voz de Sparky - Jack atualmente está com 70 anos e não se sabe ao certo se continua dublando. Uma curiosidade da época, mostra nos créditos da série, o nome de Grimes, grafado como “Crimes” e seguramente não era um trocadilho proposto por Peter.

Jack Curtis - Voz de Pops e do Locutor das Corridas - Jack, de acordo com Corinne Orr, era um homem bonito de doer com uma voz bonita e cheio de charme e inteligência. Ele também era um sujeito sacana. Ela menciona que certa vez quando foram almoçar, ele pediu um sanduíche manteiga de amendoim e camarão, a garçonete insegura, passou a comanda à cozinheira, ainda desconfiada se era sério ou não, serviu o pedido a Jack. Nos dias seguintes da semana, ele pediu o mesmo sanduíche. Quando ele entrou na semana seguinte, a garçonete sorrindo, veio com o sanduíche de marca registrada dele. Ele olhou sério para o prato perguntou à garçonete se ela achava que ele sempre comeria tal mistura terrível! Eu espero que naquele dia a garçonete tenha recebido uma boa gorjeta... Jack infelizmente, morreu com apenas 46 anos de idade (Bric-A-Brac).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Speed Racer

Speed Racer e seu Mach 5 são até hoje aclamados como um dos melhores desenhos de corrida que já foi feito. Ao lado de Trixie, Gorducho, Sparks e seu pai, Pops Racer, Speed se transforma num ícone das pistas.

No Speed Racer Go Brazil, você vai encontrar: história, personagens, curiosidades, filmografia, episódios, trilha sonora, vídeos e muito mais.

Speed Racer, Mach 5, Desenho, Mifune, Carro Mamute, Episódios, Filme, Corredor X, Racer X.