Speed Racer, um Anime de Vitórias

Poucas animações japonesas fizeram tanto sucesso nos Estados Unidos como esta produção da Trans-Lux, de 1967. Antes dele, somente Astro Boy e Kimba, o Leão Branco conseguiram cativar o público americano, diferente do brasileiro, onde a animação japonesa sempre esteve presente no coração do público ligado à televisão, principalmente dos anos 60.

Mas, a história de como este corredor jovem e audaz chegou à TV, pouca gente conhece. Tudo começou no início dos anos 60, no Japão, onde uma série de mangá se tornou muito popular. Ela tinha o nome de "Mach Go Go Go", e foi concebida e ilustrada por Tatsuo Yoshida. Os quadrinhos contavam a história de um carro de corrida com muitos truques e seu intrépido piloto, chamado Go Mifune. O sucesso foi tão grande que Yoshida e seus irmãos compraram um estúdio de animação, batizado de Tatsunoko Studios.

Yoshida e seus irmãos Kenji Yoshida e Ippei Kuri já haviam lançado uma série em preto & branco chamada Space Ace, e resolveram levar Mach Go Go Go para a TV, numa série de 52 episódios de meia hora. Seria a primeira tentativa de fazer um show sério e colorido para a televisão. A série foi um sucesso completo nos dois anos em que ficou no ar no Japão, devido principalmente à incomum família de Go Mifune: um pai construtor de carros de corrida, um irmão espião, outro que vivia fazendo molecagens com o seu macaco. E, é claro, as aventuras em corridas pelos lugares mais estranhos...

A produtora americana Trans-Lux comprou os direitos de Mach Go Go Go em 1967, fazendo algumas modificações e adaptando o desenho para o público americano. O nome da sperie passou para Speed Racer, e o carro Mach Go passou a ser chamado de Mach 5. Diferenças culturais entre japoneses e americanos resultaram na mudança mais importante da série: o foco das histórias foi mudado do carro para o piloto. Speed Racer se tornou mais importante como um personagem, além do que tinha seu nome como título do show, diferente da versão japonesa onde o nome do carro era o título. Mesmo assim, os diálogos foram traduzidos do japonês para o inglês pela própria Tatsunoko e as músicas de fundo não sofreram intervenção, mantendo Speed Racer o mais próximo possível de Mach Go Go Go (Retrô TV).

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

Não dá pra mim.
Não gosto de conduzir depressa.
Gosto das coisas devagar e com calma.
Passear no meu Porche a 320 Km/h ...

É, eu comprei a internete e todos os links me pertencem.
Melhor fecharem a porta e vemderem "choppe".

Só espero que não me tenha enganado e que esta "casa" seja do Marcus do Criativo.

Se não é, as minhas desculpas.

Related Posts with Thumbnails

Speed Racer

Speed Racer e seu Mach 5 são até hoje aclamados como um dos melhores desenhos de corrida que já foi feito. Ao lado de Trixie, Gorducho, Sparks e seu pai, Pops Racer, Speed se transforma num ícone das pistas.

No Speed Racer Go Brazil, você vai encontrar: história, personagens, curiosidades, filmografia, episódios, trilha sonora, vídeos e muito mais.

Speed Racer, Mach 5, Desenho, Mifune, Carro Mamute, Episódios, Filme, Corredor X, Racer X.