Speed Racer nos Quadrinhos I

Um personagem multimídia que marcou seu lugar nos quadrinhos, séries de animação e agora no longa-metragem para cinema, Speed Racer já é parte integral da cultura pop surgida no século 20. Criação do estúdio Tatsunoko Productions, fundado em 1962 pelos irmãos Tatsuo, Toyohary e Kenji Yoshida, Speed Racer surgiu nos mangás (quadrinhos japoneses), passou para os animes (animação japonesa) e a partir daí conquistou o mundo em alta velocidade. Na época de sua concepção, transformar mangás de sucesso em animes já era comum, caso de Astro Boy e O Oitavo Homem. Então, Tatsuo Yoshida criou o personagem já com tal intento.

Speed Racer foi baseado livremente em Pilot Ace, mangá anterior de Tatsuo Yoshida que também lidava com carros e perseguições similares. As edições originais na década de 1960, produzidas por Tatsuo, introduziram todos os personagens clássicos e a mitologia que viria a marcar as aventuras de Speed Racer nos anos vindouros. Speed é filho de Pops Racer, e pilota o Mach 5 com desenvoltura e coragem, mantendo o sonho de sagrar-se campeão mundial, tendo que se provar ao pai, e sem hesitar na hora de ajudar uma pessoa, mesmo que isso o leve a perder uma corrida. Pops é um mecânico faz-tudo, especializado na criação de carros de corrida. Trixie é a namorada de Speed Racer, uma garota esperta e corajosa que já o ajudou a escapar de inúmeros perigos. O irmão caçula Gorducho e o macaco Zequinha garantem o alívio cômico das histórias. Não menos importante é o Corredor X, na verdade irmão mais velho de Speed Racer, Rex, que assume papel de importância fundamental em suas histórias.

Entre as aventuras clássicas de maior destaque, "A corrida da vingança" mostra Speed Racer competindo em meio a um plano diabólico que coloca vidas em perigo. Em nome de uma antiga rixa familiar, um piloto renegado não hesita em derramar sangue nas pistas com muita destruição, e apenas a força de um sentimento maior consegue reverter a situação. "A corrida do deserto" leva Speed para um ambiente mais hostil que de costume, com carros sendo explodidos e uma acusação de sabotagem contra o herói. Em todas as histórias, há muita ação e bom-humor dentro de fora das pistas de corrida, com personagens carismáticos e situações bem construídas. A interação entre Speed. Trixie, Pops e demais personagens é um ponto alto. O traço de Tatsuo é sempre dinâmico e expressivo, mantendo ainda uma simplicidade que cativa e encanta.

Talvez ainda mais significativa tenha sido "O desafio do Corredor X", que apresentou o personagem como um corredor favorito ao título de campeão, visto por todos como um possível vilão, mas que revelaria uma força de caráter surpreendente. Justamente quando Pops não pretendia deixar que Speed Racer competisse devido a sua pouco experiência, surge o mascarado Corredor X, sem que ninguém saiba seu nome ou nacionalidade, mudando o rumo dos acontecimentos. Fiel ao seu grande sonho, Speed decide competir, e enfrenta grandes desafios ao lado do Corredor X. A história revela o passado da família, como Rex sofrera um acidente, numa corrida, poucos metros antes da linha de chegada e fugiu para evitar a decepção do pai. No final, O Corredor X permite que Speed Racer vença uma corrida, revelando um laço fraterno manifesto também nos confrontos contra bandidos diversos. Essas histórias foram compiladas em Speed Racer - O Mangá que deu origem à série, da Conrad Editora, que se encontra esgotado.

Após o sucesso internacional de Speed Racer, editoras americanas publicaram quadrinhos com o personagem licenciado a partir da década de 1980. A Now Comics publicou uma série com início em 1985, escrita e desenhada por Ken Stacey que durou 40 números. Além da revista principal, houve minisséries, uma revista do Corredor X e um crossover com os personagens de Ninja High School. A seguir foi a vez da DC Comics, com o selo WildStorm, publicar uma minissérie em três partes no ano de 1999, com o estilo arrojado de Tommy Yune. Hoje, finalmente, Speed Racer tem casa nova nos quadrinhos com a IDW Productions, que além de relançar o material da WildStorm e da Now Comics, produz novas histórias como Chronicles of The Racer. E a velocidade só tende a aumentar. (Almanaque Virtual)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Speed Racer

Speed Racer e seu Mach 5 são até hoje aclamados como um dos melhores desenhos de corrida que já foi feito. Ao lado de Trixie, Gorducho, Sparks e seu pai, Pops Racer, Speed se transforma num ícone das pistas.

No Speed Racer Go Brazil, você vai encontrar: história, personagens, curiosidades, filmografia, episódios, trilha sonora, vídeos e muito mais.

Speed Racer, Mach 5, Desenho, Mifune, Carro Mamute, Episódios, Filme, Corredor X, Racer X.